HISTÓRICO
O Templo Universal da Paz Pai Francisco de Luanda - Tala existe desde 1950, tendo como fundadores Mestre Luis Correa da Silva e Mestra Gedi Santos Silva, pais de Mestra Tala.
No ano de 1965, aos 12 anos de idade, Mestra Tala deu início à sua missão espiritual, auxilliando seu pai e sua mãe a cuidar de todas as atividades envolvidas no templo, que na época resumia-se a um único prédio e algumas imagens.
O Templo tem como raiz religiosa a Umbanda Branca, cultuando-se as sete linhas dos Orixás, o kardecismo, o esoterismo, o xamanismo, o budismo tibetano, o hinduísmo, toda a linha egípcia e do oriente, com total respeito à natureza e aos animais.
Nossos templos e médiuns são preparados para o culto da paz, para a cura, a evolução mental, moral e espiritual.

Mestra Tala, juntamente com seus médiuns, percorreu vários países como Grécia, Egito (Pirâmides e Monte Sinai), Israel, Tailândia, Tibet, Índia, Espanha (Santiago de Compostela), Peru (Templos de Machu Pichu), Portugal (Santuário de Nossa Senhora Fátima), França (Santuário de Nossa Senhora de Lurdes), Itália e vários outros locais onde existem templos sagrados e pontos esotéricos.
Nos templos do Lami são aplicados conhecimentos aprimorados, realizando trabalhos de curas e cirurgias astrais. Outras atividades complementares ocorrem nos templos e fora deles, como atendimento de passes, sessões de umbanda, kardecismo, sessões orientais, magnéticas através de cores e pedras, retiros espirituais, doutrina para médiuns, doações de roupas e alimentos para pessoas carentes e excepcionais, almoços, jantares e chás beneficientes.

A corrente Franciscana é composta por centenas de médiuns, permanecendo unida aos seus ideais de fé e caridade.
Não praticamos nem utilizamos espécie alguma de sacrifício com animais, mantendo a Umbanda Franciscana totalmente branca, limpa e pura.
Mantendo firmemente o caráter de universalidade, o Templo Universal da Paz tem como objetivo a caridade. Deus é único e criou todos os credos para que, através da fé e do amor universal, todos se amem como verdadeiros irmãos, não existindo uma religião melhor do que outra, pois o sentido da religião é nos unir na paz e nos conduzir ao caminho da verdadeira luz.

Em suas consultas diárias, mestra Tala atende individualmente através de Tarot, búzios e pedras sagradas.
"Todos os credos são importantes e todos os caminhos da fé levam a Deus. Se o bem existir dentro de cada um, ali estará Deus vivo em sua infinita onipotência, pois fanatismo religioso é ausência de sabedoria."
Mestra Tala